Main

Saiba como funciona as aulas de canto

Você sabia que cantar bem ás vezes só tem a ver com prática e desenvolvimento de técnicas vocais? Será justamente esse tipo de atividade que o aluno de uma aula de canto vai conhecer. São muitas etapas a serem apreendidas e se você tem interesse nessa prática, vale a pena entender como é o processo de aprendizagem. Vamos apresentar um pouco mais sobre como funciona uma aula de canto no texto a seguir:

Cantar é uma das habilidades mais interessantes que existem e quem acha que é preciso nascer com u talento sobrenatural para isso, está muito enganado!

Tudo depende de técnica vocal e é sobre ela que vamos falar agora! Esse é um dos pontos mais importantes em relação a aula de canto, pois vai ser a primeira etapa das suas aulas. Começando por:

  • Conhecimento do aparelho fonador

Esse aspecto diz respeito a como a sua voz é produzida. Mas de que forma? Bem, se ela tem um som mais nasal, se ela utiliza muito o pulmão, entre outros fatores. E é ai que vem a próxima parte:

  • Exercícios respiratórios

A respiração vai ser uma atividade constante em tudo que você fizer, mas precisará de um direcionamento diferente na hora de cantor. Esse processo de exercícios e controle da respiração será ensinado pelo seu instrutor de música.

Existem muitas habilidades nesse primeiro processo e ele pode ocasionar em uma adaptação difícil. O interessante é que o estudante pode praticar em casa ou em outros momentos livres. O que nos leva a um outro tipo de exercício.

  • Desenvolvimento da articulação e da dicção

Temos que concordar que mais interessante que cantar bem é cantar certo e de forma compreensível, não é mesmo? Por isso, o instrutor de música estará trabalhando com você em alguns momentos a sua fala!

Como mencionado, o processo de técnica vocal é bem extenso e vai exigir bastante prática e teoria do aluno. Mas vamos passar agora para uma outra etapa da aula de canto: a interpretação.

Depois que você tiver aprendido a entender, controlar e projetar a sua voz, será a hora de direcioná-la para o canto em si através do desenvolvimento de outras habilidades.

  • Ampliação do repertório

Mesmo se você não tiver interesse em seguir uma carreira profissional como cantor, as aulas teóricas também terão que ampliar o seu repertório com estilos variados, o que nos permite apresentar o próximo ponto:

  • Encontrar o seu estilo pessoal

Depois que você conhecer várias músicas, artistas e estilos, você terá base teórica para conhecer e definir o seu estilo pessoal como cantor. Além disso, existem muitas possibilidades dentro da aula como o uso do microfone e a percepção musical.